Clodoaldo Meneguello Cardoso
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, graduação em Letras pela Universidade do Sagrado Coração-Bauru e Universidade de Marília, mestrado e doutorado em Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências / Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília. É professor aposentado do Departamento de Ciências Humanas da FAAC - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Unesp-Campus de Bauru. Como pesquisador associado ao LEI - Laboratório de Estudos sobre a Intolerância - FFLCH/USP, realizou o Pós-Doutorado em História Social. Atualmente desenvolve, enquanto professor voluntário, atividades de pesquisa e extensão na Unesp como: coordenador do OEDH - Observatório de Educação em Direitos Humanos, presidente da Comissão de Ética da Unesp e co-editor da RIDH - Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos. É autor, dentre outros, do livro: Tolerância e seus limites, Editora da Unesp
Luis Guilherme Galeão da Silva
É professor de psicologia social do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Psicologia Comunitária atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Crítica da Sociedade, Interdisciplinaridade nas ciências humanas, Reconhecimento recíproco, Psicologia Comunitária, Luta por Direitos. É docente no curso de graduação em psicologia e de Pós-graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Orientador de dissertações de mestrado, doutorado, iniciação científica e pré-iniciação cientifica. Participa do Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da USP. É docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Foi professor da Universidade Paulista e professor da Fundação Getúlio Vargas - SP. Desenvolve pesquisa sobre autores contemporâneos da filosofia sobre Reconhecimento e Teoria Crítica da Sociedade. Desenvolve também discussões sobre pesquisas empíricas de matriz crítica em comunidades urbanas periféricas. Atua em movimentos sociais e associações periféricas como União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região e o Fórum em Defesa da Vida dos distritos do Jardim Ângela, Capão Redondo e Jardim São Luiz
Doutora em Educação Escolar. Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, atuando nos seguintes temas: formação de professores e demais agentes educativos, práticas sociais e processos educativos, educação de jovens e adultos. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq "Educação em espaços de restrição e privação de liberdade". Integrante do grupo de pesquisa "Práticas Sociais e Processos Educativos". Coordena o EduCárceres/UFSCar - Núcleo de Investigação e Práticas em Educação nos espaços de restrição e privação de liberdade da Universidade Federal de São Carlos.
Mestre em Educação pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (2017). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Especialização em Psicologia Jurídica pelo Centro Universitário de Araraquara (2013). Atualmente é Psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) no município de Vinhedo.Também participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Participação Democrática e Direitos Humanos (GEPEPDH)
Juarez Tadeu de Paula Xavier
Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), mestrado (2000) e doutorado (2004) pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo ? PROLAM/USP, com ênfase em Comunicação e Cultura; Pesquisador do Centro de Estudos Latino Americano sobre Cultura e Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de S. Paulo (Celacc/ECA/USP) e do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro da Universidade de S. Paulo (Neinb/USP), no período de 1995 a 2010; professor da Universidade Estadual Paulista na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação/Departamento de Comunicação Social (UNESP/Faac/DCSO) no curso de jornalismo; coordenador executivo do Núcleo Negro UNESP para a Pesquisa e Extensão (NUPE); pesquisador do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (Lecotec); coordenador do Núcleo de Estudos e Observação em Economia Criativa (NeoCriativa/FAAC/UNESP/Bauru), representante a Universidade Estadual Paulista no Conselho Municipal de Cultura, na cidade de Bauru (2013-2015) e no Conselho da Cidade (2014-2016); Assessor da Pró Reitoria de Extensão da Universidade Estadual Paulista (Proex/UNESP); articulador do Programa Institucional de Educação na e pela Diversidade da Universidade Estadual Paulista (UNESP); docente do Programa de Pós Graduação de Mídia e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (PPG MiT/UNESP); Coordenador do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual Paulista (2011-2013); Chefe do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual Paulista (2014-2015), e avaliador de periódicos de estudos e pesquisas nos campos de comunicação, cultura e economia criativa; coordenador do programa Educando para a Diversidade da Unesp; colunista sobre diversidade da Rádio FM/Unesp; Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã (ABPCOM).
Doutora em educação (2011) pela Universidade Federal de São Carlos, possui graduação (2003) em Pedagogia e Mestrado em Ciências Sociais (2005) pela mesma instituição. É líder do grupo de Pesquisa CNPq "Educação e relações étnico-raciais". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, relações raciais, diversidade, diferença, movimento negro, currículo e formação de professores.
"A essência dos direitos humanos é o direito a ter direitos".
Hannah Arendt